Categoria Ser adulto

Ser adulto

Este vasto mundo evolutivo

Vivemos na adolescência a busca de uma identidade e a ânsia por nos tornamos melhores como pessoas e assim, ao final deste capítulo (adolescência), ao virarmos a página de nossa história, nos deparamos com um mundo muito maior que aquele em que vivíamos. Um vasto mundo onde começamos a perceber que somos chamados a tomar decisões e a dar respostas que até então não nos eram solicitadas.

Passei por essa fase de uma forma relativamente tranquila, porém quando fui mãe de 3 lindos seres de luz – Lucas, Flávia e Régis – é que pude observar melhor a construção destas etapas: Ser criança, Ser Adolescente, e agora Ser Adulto. Foi quando meus filhos migraram da adolescência para a fase adulta que me deparei com grandes dificuldades. Havíamos vencido a escalada da fase infantil, da turbulenta adolescência, porém só neste momento, nesta escalada da fase adulta é que senti o meu maior desafio.

Foi então que percebi que não bastava continuar e era necessário parar, analisar e conhecer esta próxima caminhada. Após várias análises me deparei com uma realidade interessante:

  • acompanhei meus filhos na fase infantil e vi que ela tinha início, meio e fim;
  • acompanhei meus filhos na fase adolescente e vi que ela tinha inicio, meio e fim.
  • E ao acompanhar meus filhos na fase adulta, vi que ela tinha início e meio, pois o fim ainda não havia experimentado por também estar nesta caminhada.

Foi então que percebi que eu e meus filhos estávamos agora na mesma fase e que deste momento para frente construiríamos juntos esta jornada de aprendizados tão diversos e únicos. E o que significou isto? Significou que o nosso relacionamento estabeleceu um patamar diferenciado, pois a maturidade emocional independe de idade e sim é estabelecida pela intensidade da vivência que é própria de cada um.

Percebi que a partir desta fase, além de mãe podia agora desempenhar um novo papel, o de amiga, pois acabava de conquistar meus melhores e mais jovens amigos. É claro que mantenho meu papel de mãe e me sinto responsável por caminhar um pouco à frente deles em determinadas esferas, muitas vezes identificando perigos e ameaças, bem como descobrindo caminhos gloriosos para apontar a eles. No entanto a jornada é individual, a opção de seguir é de cada um deles, no tempo deles e da maneira como conseguem experimentar. E isto passou a exigir de mim uma maior atenção à minha maturidade emocional.

Por isso nesta fase exploraremos a maturidade emocional, a autoconsciência tão necessária para uma pessoa adulta alcançar sua evolução pessoal.

Para falar sobre esta jornada, por me identificar com os pensamentos destes profissionais utilizarei a abordagem da Gestalt de Fritz Perls e da abordagem humanista, centrada no indivíduo de Carl Rogers. Frittz Perls, um dos fundadores da Gestalt, “considerava essencial que as pessoas entendessem seu poder no processo de criação. Seu objetivo era nos conscientizar de que podemos alterar nossas realidades e que, na verdade, somos responsáveis por fazê-lo. É algo que ninguém pode fazer por nós. São usados os princípios da experiência, da percepção e da responsabilidade individual – tanto no que se refere a pensamentos quanto a sentimentos – para incentivar o crescimento pessoal por meio do estabelecimento de um senso de controle interno.”

O primeiro e mais importante processo ensinado por Perls é o de “aprender a cultivar a consciência e concentrá-la sobre os sentimentos correntes. Isso permite que o indivíduo experimente diretamente os seus sentimentos e perceba a realidade do tempo presente. Essa habilidade de estar “aqui e agora” é crucial no processo da Gestalt; é a aguçada consciência emocional que constitui as bases para o entendimento de como cada um cria e reage ao ambiente. É ela também o caminho para aprendermos como modificar as maneiras de experimentarmos a nós mesmos e ao nosso ambiente.”

Reconheça esse seu poder: seja o autor da história que você escolhe escrever!

FONTE:

O Livro da Psicologia da GloboLivros.

https://www.youtube.com/watch?v=KjHcuSCj43k – Motivacional

https://www.youtube.com/watch?v=LRBYmsuyFYI – Conhece a Ti Mesmo – Leandro Karnal